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Saúde do sono - como você tem dormido

A maioria das pessoas acredita que dormir é algo necessário apenas para descansar o corpo e a mente. Entretanto, enquanto dormimos, uma série de reações acontecem em nosso organismo, com o intuito de reorganizar funções e produzir certos compostos químicos para garantir o bom funcionamento de todo corpo. Por isso, é fundamental prestar atenção na qualidade e saúde do sono.

Existe uma série de problemas causados ou potencializados que estão diretamente ligados a má saúde do sono. Ainda assim, mesmo sabendo dessas informações alarmantes, muitas pessoas não têm a possibilidade de dormir adequadamente devido à correria de um dia a dia transformado digitalmente, cheio de imediatismo e responsável pelo índice crescente de pessoas com problemas de saúde derivados do estresse e da falta de descanso.

Saúde do sono - como você tem dormido: mulher dormindo com ar de felicidade.

E então, como você tem dormido? Quer descobrir mais sobre a saúde do sono? Continue a leitura e aprenda mais sobre a influência positiva que um sono de qualidade causa no organismo humano.

As características e a importância do sono

O sono é o estado máximo de repouso. Durante o período de descanso, o metabolismo corporal diminui, os sentidos se amenizam, os músculos relaxam e todo o ritmo das funções internas do corpo é suavizado com o intuito de balancear todos os níveis de substâncias, boas ou ruins, dentro do organismo.

Como você pode observar, pelo que já leu até aqui, dormir é muito mais do que descansar após mais um dia de rotina agitada. O sono age como um revitalizante, renovante e implica diretamente no bom desenvolvimento e funcionamento do corpo e da mente.

As pessoas que têm o hábito de cultivar a saúde do sono se concentram com maior facilidade, raciocinam mais rapidamente, armazenam e buscam melhor as informações na memória do cérebro, têm um melhor controle do humor e da ansiedade, além de sempre estarem renovadas no dia seguinte.

A quantidade de horas de sono necessária por dia diminui com o passar do tempo. Os bebês recém-nascidos dormem aproximadamente 16 horas por dia, já a média de horas de sono de um idoso é de 6 ou menos.

De qualquer modo, é importante entender que cada organismo funciona diferente e, por isso, o número de horas dormidas pode variar de uma pessoa para outra. No geral, a média aconselhada pelos especialistas do sono é de 8 horas diárias.

Observe essa lista de motivos que levam à promoção da saúde do sono a ser tão importante:

  • Melhor absorção de informações;
  • Melhor e mais rápido armazenamento e acesso da memória;
  • Produção, liberação e distribuição de hormônios;
  • Aprimoramento do sistema imunológico;
  • Renovação energética;
  • Relaxamento dos nervos, tendões e músculos;
  • Manutenção de toda a rede neural motora e cognitiva;
  • Controle da sensação de fome e maior saciedade;
  • Renovação das células;
  • Reparação dos danos causados pelo sol, frio, vento e poluição;
  • Regulagem e manutenção do humor;
  • Controle da temperatura corporal.

Além desses fatores, o sono também está ligado ao crescimento, controle da obesidade, diabetes, hipertensão e depressão, uma vez que uma série de hormônios e enzimas importantíssimos para o organismo são produzidos somente enquanto dormimos.

Para os que gostam de malhar ou praticar atividades físicas, manter a saúde do sono é fundamental para o bom desempenho, já que quando estamos em sono profundo o nosso corpo inicia a produção do hormônios que contribuem para a hipertrofia muscular e manutenção da massa promovendo assim melhora no desempenho físico.

O efeitos de uma noite de sono mal dormida

Saúde do sono - como você tem dormido: mulher com insônia sentada na cama.

Como você pôde observar até então, não é possível viver na plenitude mental e física sem promover a saúde do sono. A carência desta prática tão importante para o funcionamento do corpo humano resulta e/ou colabora com o surgimento ou aumento dos seguintes problemas:

  • Depressão;
  • Diminuição da libido;
  • Déficit de atenção;
  • Mau humor e irritação;
  • Problemas de memória;
  • Prejuízo na hipertrofia muscular.

É claro que esses são apenas alguns dos malefícios causados pela falta de saúde do sono. Caso você tenha problemas para dormir ou esteja dormindo além do que é preciso, é importante procurar por um médico especialista.

E então, gostou de aprender sobre a saúde do sono? Se quiser aprender mais dicas e informações relacionadas à saúde e nutrição continue no blog!




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