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Proteína na dieta: benefícios e o que comer

Uma dieta equilibrada é essencial para uma vida saudável. A proteína é uma das substâncias que exercem funções essenciais no crescimento e desenvolvimento do corpo humano.

Por isso, a sua ingestão diária é importante para o bom funcionamento do organismo. Conheça os benefícios da proteína e saiba em que alimentos elas podem ser encontradas!

Por que ingerir proteína?

Comer, diariamente, alimentos ricos em proteína é fundamental para a construção da massa muscular.

Além disso, a proteína auxilia em funções neurológicas e na reparação dos tecidos, estando presente em todas as células do nosso corpo.

Uma dieta com baixa ingestão de proteína pode causar cansaço, baixa energia no corpo, perda de memória, queda de cabelo, falta de concentração, perda de massa muscular, cicatrização lenta, desregulação dos níveis de açúcar no sangue e até queda na imunidade.

É melhor não deixar a proteína de fora da sua dieta! Para não correr esses riscos, conheça alguns alimentos que contribuem para manter os níveis proteicos balanceados.

Proteína na dieta: benefícios e o que comer - diversos tipos de proteínas.

Carne vermelha

As melhores fontes de proteína são as de origem animal e quando se fala em proteína, a carne vermelha é a primeira a ser lembrada. Prefira as opções sem gordura aparente.

Soja

A proteína não é encontrada exclusivamente na carne. É possível também manter bons níveis de proteína no corpo com alimentos de origem vegetal. A soja, por exemplo, é rica em proteína, fortalece os ossos e a pele e ainda é rica em Ômega 3.

Arroz e feijão

A dupla que é a base alimentar de grande parte das famílias brasileiras é tudo de bom. Além de proteína, o feijão é rico em ferro, que previne anemias e é importante para o sistema imunológico.

Proteína na dieta: benefícios e o que comer: mesa com uma grande variedade de alimentos.

Já o arroz, é rico em vitaminas do complexo B e faz bem ao coração. O grão contribui para o metabolismo da proteína do feijão. Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é que se coma uma porção de feijão para cada duas de arroz.

Peixe

Os peixes também são ricos em proteínas. Abadejo, atum, bacalhau e salmão, por exemplo, possuem quantidade de proteína semelhante à da carne vermelha e contam também com Ômega 3. As melhores formas de consumo são assados ou grelhados.

Brócolis

Rico em proteínas, cálcio, potássio e ferro, o brócolis pode ser a estrela de várias refeições. Bom para os ossos, pele e unhas.

Cogumelo

Além das proteínas, os cogumelos são fonte de selênio, vitaminas B2, B3, B5 e cobre. Lembre-se sempre de comprar cogumelos de fornecedores confiáveis, pois muitas espécies encontradas livremente na natureza são tóxicas!

Espinafre

Não é à toa que o famoso marinheiro Popeye come espinafre para lutar contra o malvado Brutus e salvar a amada Olívia Palito.

A folha é muito rica em proteínas, ferro, fósforo e cálcio. Combate a fadiga, fortalece os ossos e combate o escorbuto.

Ovo

Você sabia que a clara do ovo é composta, basicamente, por água e proteína?

Os primeiros fisiculturistas profissionais encontraram no ovo uma ótima fonte de proteína, numa época em que não existia o famoso “whey protein”.

Leite

O leite e seus derivados, como queijos e iogurtes, são ótimas fontes de proteína! Além disso, são ricos em cálcio, que ajuda a prevenir a osteoporose.

Frango

A carne de frango é uma grande fonte de proteína e também de vitamina B12, que faz bem ao coração. A indicação é que o consumo desse tipo de carne seja feito sem a pele e preparado de forma cozida ou grelhada.

Chia

A chia é rica não só em proteínas, mas também em Ômega 3 e fibras. Essa combinação ajuda a manter a saciedade e a diminuir a ingestão de alimentos.

Conseguiu entender por que uma dieta equilibrada é essencial para uma vida saudável? Agora vai ser mais fácil incluir várias fontes de proteína na sua dieta, até para as pessoas vegetarianas! (acesse também nossa página nutrição vegetariana para saber mais sobre esses serviços).

Conheça também nesse post, a importância da alimentação saudável no dia a dia para a sua saúde e bem-estar.




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