HOME
SOBRE A CAMILLA
SERVIÇOS
BLOG
CONTATO

Nutrição na gravidez e lactação

Ter uma alimentação equilibrada é importante em todas as fases da vida. Durante a gravidez, porém, esse cuidado é ainda mais importante porque a saúde e a dieta da mãe estão intimamente ligados à formação do feto e futura alimentação do bebê. Está passando por essa fase ou planejando aumentar a família? Leia as nossas dicas de nutrição na gravidez e lactação!

Mitos sobre a nutrição na gravidez

O momento da gravidez é cercado de mitos, “neuras” e opiniões não solicitadas sobre a nutrição da futura mãe.

Nutrição na gravidez e lactação: mulher grávida na cozinha de sua casa.

O que evitar durante a gravidez e amamentação

Alguns alimentos devem ser evitados para proteger a saúde da mãe e do bebê.

Bebida alcoólica pode?

Ainda não há estudos que comprovem que existe uma quantidade segura de consumo de álcool durante a gravidez.

O consumo de bebida alcoólica pode causar aborto, parto prematuro, má formação cerebral, deficiências físicas e comportamentais. É a chamada Síndrome Alcoólica Fetal.

Alimentos ultraprocessados

Seguindo a linha da alimentação balanceada, é importante evitar os alimentos ultraprocessados em razão das grandes quantidades de sódio, açúcar e gordura que eles possuem.

São muitas calorias para pouco valor nutricional. Alguns exemplos: lasanha congelada, biscoito recheado, macarrão instantâneo, refrigerante e suco de caixinha.

Alimentos crus

É indicado que a gestante evite alimentos crus e mal cozidos porque eles podem ser vetores de doenças como toxoplasmose e salmonelose.

Sushi, quibe cru, carpaccio e receitas que levam ovo cru.

Os vegetais estão liberados para o consumo cru desde que bem lavados.

Leite não pasteurizado

Leites não pasteurizados e queijos macios como gorgonzola, roquefort, brie e camembert devem ser evitados por causa da listeriose, doença causada por uma bactéria que pode ser encontrada em laticínios contaminados.

É uma doença muito rara, mas que pode prejudicar a formação do feto.

O que comer, afinal?

A nutrição da gestante e da lactante deve ser balanceada e saudável para manter a saúde física, mental e suprir as deficiências que foram diagnosticadas por médicos e nutricionistas.

Por isso, o acompanhamento periódico com esses profissionais é de extrema importância.

Nutrição na gravidez e lactação: bebê deitado sobre a barriga da mamãe olhando para cima.

Aqui vão algumas dicas do que comer:

Proteínas

A proteína é um dos combustíveis do crescimento e desenvolvimento do corpo humano. Elas são responsáveis pela construção e renovação dos tecidos da mãe e do bebê.

Proteína pode ser encontrada encontrada nas carnes vermelhas, no frango, no peixe, no ovo, na soja, no feijão, e vários outros alimentos.

Leia o nosso post especial sobre proteínas e saiba onde encontrá-las!

Cálcio

O mineral é peça-chave na formação dos ossos e dentes do bebê, na manutenção das estruturas físicas da gestante, na coagulação do sangue e até na produção do leite materno. Pode ser encontrado nos leites, iogurtes, queijos e tofu.

A vitamina D estimula a absorção e a fixação do cálcio no organismo. Essa vitamina é sintetizada pelo nosso organismo após a exposição solar.

Ferro

A anemia é uma doença causada pela falta de glóbulos vermelhos no sangue. Causa fadiga, vertigens e até falta de memória. Na gravidez, todos esses sintomas podem ser intensificados na gestante, afetar o bebê no ganho de peso.

O ferro é encontrado nas carnes vermelhas, nas folhas verde escuras, nos peixes, beterraba, quinoa, aveia, feijão, soja, grão de bico, lentilha, ervilha e oleaginosas.

Água

A água não pode ficar de fora da dieta das grávidas e lactantes. Ela vai fazer a limpeza do organismo, irrigar o útero e a placenta, manter o líquido amniótico em níveis adequados e até estabilizar a pressão arterial.

A água também é essencial para a produção do leite materno. Você vai ouvir de algumas mães que “amamentar dá sede” e isso não é mito! Durante esse período, o corpo exige uma quantidade maior do líquido no organismo para a produção do leite.

Agora que você refletiu sobre a importância da nutrição adequada durante a gravidez e lactação, conheça as nossas orientações sobre nutrição para gestantes e agende a sua consulta online!




Agende uma consulta

Cuidar da alimentação é essencial para ter uma vida mais saudável e feliz, agende uma consulta informando os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato para verificar o melhor dia e horário.

ENVIAR
Foto da Camilla Baffa Nutricionista agendando uma consulta.




Logo da Nutricionista Camilla Baffa



CONTATO
CAMILLABAFFA@OUTLOOK.COM

TELEFONES
(11) 2574-4443
(11) 98738-7876 (WHATSAPP)

ENDEREÇO
RUA CAYOWAÁ, 1071 - CONJ. 112
PERDIZES
SÃO PAULO - SP
CEP 05018-001

ASSINE NOSSA NEWSLETTER:
ENVIAR
© 2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Linking Sites.
Whatsapp da Camilla Baffa
Fale com a Camilla