HOME
SOBRE A CAMILLA
SERVIÇOS
BLOG
CONTATO

Gorduras na dieta? Como Assim?

Durante muito tempo, os alimentos ricos em gordura foram considerados os vilões das dietas e deveriam ser riscados do cardápio. Afinal, gorduras na dieta não combinam, certo?

Errado! A verdade é que as gorduras são macronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e devem estar presentes na rotina alimentar, sim, desde que de forma correta.

Apesar de agregarem muito valor calórico para a refeição, o mais importante não é a contagem destes números, mas sim a qualidade dos nutrientes que estão por trás deles. Por isso mesmo que, com as recomendações certas, gorduras na dieta é possível e importante.

Gorduras na dieta: dois filés temperados de salmão.

Não se engane! Não é para você comer fast food agora mesmo. É preciso contar com acompanhamento nutricional e escolher os alimentos certos para ter a fonte de gorduras boas que seu corpo precisa. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura.

Gordura boa ou gordura ruim: quais os tipos?

Primeiramente, precisamos entender que os lipídios (ou gorduras) são constituídos de ácidos graxos, que podem ser divididos em dois grupos: saturados ou insaturados.

Os saturados, normalmente, são encontrados em alimentos de origem animal e já foram cientificamente relacionados ao surgimento de doenças crônicas como obesidade, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Por outro lado, os ácidos graxos insaturados são encontrados, por exemplo, em óleos vegetais, castanhas e nozes, e estão relacionados com a prevenção de doenças inflamatórias e problemas com colesterol.

Diversos nozes, amendoins e outros produtos espalhados sobre a mesa.

Ou seja, as gorduras insaturadas são consideradas saudáveis e importantes para a saúde, devendo fazer parte da rotina alimentar de todos.

Qual a função das gorduras na dieta?

Agora que você já sabe que há um grupo de gorduras benéficas para nosso organismo, vamos entender o que elas fazem por nós.

  • Auxiliam no transporte de vitaminas lipossolúveis;
  • Auxiliam no controle dos triglicerídeos e do colesterol total;
  • Funcionam como um diminuidor do índice de glicemia na refeição, retardando o processo de digestão e aumentando a sensação de saciedade;
  • Auxiliam na criação de novo tecido muscular, beneficiando a perda de gordura;
  • São indispensáveis na formação dos hormônios sexuais.

Alimentos fontes de gorduras boas

Faça escolhas conscientes para o seu cardápio e inclua alimentos fontes de gordura boa, como:

  • Abacate;
  • Azeite de oliva extra virgem;
  • Peixes como salmão, atum e sardinha;
  • Castanha, amêndoa, amendoim, nozes;
  • Linhaça.
Gorduras na dieta: azeite extra virgem em um pote cheio de azeitonas.

3 dicas finais para o dia a dia

  1. No caso de consumir carnes, prefira as magras, como alcatra, acém, coxão mole ou duro. Mas, sempre que possível, troque carne vermelha por frango sem pele ou peixes, como o salmão.
  2. A gordura trans é outro ponto de atenção. Ela é muito utilizada em alimentos industrializados, como margarinas, biscoitos recheados, massas prontas, sorvete, fast food, nuggets, entre outros. Evite este tipo de alimento, pois a gordura trans diminui os níveis de HDL, o colesterol bom, e aumenta os níveis de LDL, tornando as condições favoráveis para o surgimento de problemas de saúde.
  3. Cuidado com as dietas muito restritivas, pois elas podem comprometer o funcionamento do seu organismo, causar o efeito sanfona e dificilmente serão mantidas a longo prazo. Por isso, comer de vez em quando alguns alimentos ricos em gorduras saturadas está permitido, desde que seja com moderação.

O mais recomendado é investir na sua reeducação alimentar para conhecer a importância de uma alimentação saudável e aprender a fazer escolhas mais conscientes e inteligentes para o seu corpo.

Agora você já sabe que ingerir gorduras em dietas de emagrecimento é possível e necessário. Não mude sua alimentação radicalmente sem a ajuda de um nutricionista, pois ele é o profissional recomendado para te acompanhar nesse processo de mudança.

Conte comigo para encontrar o melhor caminho para você ter mais saúde por meio da alimentação de forma simples, prática e acessível!




Agende uma consulta

Cuidar da alimentação é essencial para ter uma vida mais saudável e feliz, agende uma consulta informando os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato para verificar o melhor dia e horário.

ENVIAR
Foto da Camilla Baffa Nutricionista agendando uma consulta.




Logo da Nutricionista Camilla Baffa



© 2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Linking Sites.
Whatsapp da Camilla Baffa
Fale com a Camilla