HOME
SOBRE A CAMILLA
SERVIÇOS
BLOG
CONTATO

Dietas da internet: cuidado com elas

Dieta do ovo cozido, Dieta do suco de limão, Dieta do vinagre, Dieta da papinha de bebê, Dieta das notas, Dieta do tipo sanguíneo, Dieta Dukan, Dieta da Nasa, Dieta Atkins, Dieta do suco verde, Dieta detox, Dieta da comida crua, Dieta das 600 calorias, jejum intermitente… se você entrou no Google e buscou por dietas com resultados rápidos ou leu uma reportagem sobre uma dieta seguida por uma famosa, deve ter esbarrado com um desses nomes.

Porém, esse assunto não deve ser considerado uma brincadeira que se escolhe de acordo com capas de revistas ou dietas da internet. Cuidado com elas! O ideal é realizar uma consulta com nutricionista online para esclarecer suas dúvidas e obter uma orientação personalizada.

O que é uma dieta?

De um modo geral, dietas são os hábitos alimentares de cada pessoa. Uma cultura ou região também podem ter um tipo específico de dieta.

O mesmo termo também é usado na área da saúde para indicar um regime alimentar prescrito por um médico ou nutricionista.

Dietas da internet: mulher com uma lista de ingredientes para sua dieta.

Quais os objetivos de uma dieta?

Os objetivos da dieta podem ser vários e vão além do emagrecimento, algumas possibilidades são:

  • Ter uma alimentação balanceada;
  • Fazer uma reeducação alimentar;
  • Mudar de hábitos, como, por exemplo, tornar-se vegetariano ou vegano;
  • Melhorar o desempenho e performance em modalidades esportivas;
  • Adaptar-se a uma fase de convalescência;
  • Mudança no cardápio em razão de intolerâncias, alergias ou diabetes;
  • E finalmente, mas nem sempre o mais importante: perda, ganho ou manutenção de peso.

Riscos de seguir dietas da internet sem acompanhamento

Dietas rígidas que prometem milagres ao subir na balança devem ser olhadas com muita cautela.

Isso porque a maioria oferece riscos para saúde física e até mental para quem as segue. A restrição severa de alimentos necessários para o bom funcionamento do corpo pode acarretar em desnutrição, fraqueza, perda de massa muscular, queda de cabelo, unhas fracas, desidratação, estimular o desenvolvimento de bulimia e anorexia, estimular ansiedade, abalar a autoestima e o famoso efeito sanfona, que pode devolver e até aumentar os quilos perdidos durante a restrição de alimentos.

Além disso, uma dieta desequilibrada feita sem acompanhamento de um nutricionista pode elevar os riscos de desenvolvimento de uma doença cardiovascular e diabetes. É melhor não brincar com a sua saúde, não é mesmo?

Como deve ser feita uma dieta?

A dieta adequada a ser seguida é aquela desenvolvida pelo nutricionista especialmente para você.

As dietas da internet não levam em consideração o histórico de cada paciente, seus hábitos e suas necessidades específicas.

Dietas da internet: mulher jovem preparando uma refeição.

Antes de indicar o que você deve comer e o que deve diminuir, um profissional sério vai fazer um questionário de anamnese para analisar seus hábitos de vida, horários, restrições, alergias, intolerâncias, preferências, histórico de doenças na família e uso ou não de medicamentos.

Além disso, o paciente será orientado a fazer uma bateria de exames. Com todas essas informações em mãos, o nutricionista propõe um plano nutricional de acordo com as metas estabelecidas e respeitando a saúde do paciente.

Por que as dietas das famosas podem ser perigosas?

Muitas pessoas acreditam nas manchetes que anunciam a perda milagrosa de vários quilos em algumas semanas ou nas fotos de antes e depois divulgadas nas redes sociais.

Pode ser tentador entrar na onda, porém, o leitor e seguidor não tem ideia se aquilo tudo é verdade:

  • Não sabemos se a pessoa famosa realmente está fazendo uma dieta ou é só uma fofoca gerada pelos portais de notícia;
  • Não sabemos que tipo de restrições está passando e como a saúde dela está sendo afetada;
  • Não sabemos se a foto de antes e depois é resultado de manipulação no Photoshop;
  • Não sabemos se a pessoa em questão está apenas fazendo propaganda (velada ou não) de um produto que se diz emagrecedor;
  • Não sabemos se existe um acompanhamento com médicos e nutricionistas.

Qual a melhor forma de fazer uma dieta?

Diante de tantas possibilidades, divulgações e informações desencontradas, como encontrar a dieta ideal? A resposta é simples: consultando um nutricionista!

O profissional da área é a pessoa indicada para analisar o melhor regime alimentar a ser seguido, de acordo com seus objetivos, sua vida e suas restrições.

Você está em busca de orientação para fazer uma dieta equilibrada? Veio ao lugar certo! Preencha o formulário abaixo ou envie uma mensagem no whatsapp e agende uma consulta.




Agende uma consulta

Cuidar da alimentação é essencial para ter uma vida mais saudável e feliz, agende uma consulta informando os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato para verificar o melhor dia e horário.

ENVIAR
Foto da Camilla Baffa Nutricionista agendando uma consulta.




Logo da Nutricionista Camilla Baffa



© 2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Linking Sites.
Whatsapp da Camilla Baffa
Fale com a Camilla