HOME
SOBRE A CAMILLA
SERVIÇOS
BLOG
CONTATO

Conheça os benefícios dos probióticos

Nós costumamos associar as bactérias a doenças e sujeira, mas a verdade é que não sobreviveríamos sem elas. Trilhões de bactérias estão presentes no nosso corpo, como na pele, mucosas e no sistema digestivo.

Estudos mostram que há mais bactérias que células humanas no corpo humano. As bactérias também são essenciais para a digestão e para o fortalecimento da imunidade, desde o nosso primeiro dia de vida. Quando há um desequilíbrio no número de bactérias, algumas doenças aparecem. A ingestão de probióticos pode ser a solução. Conheça os benefícios dos probióticos!

O que são probióticos?

Alimentos classificados como probióticos são aqueles que contêm microrganismos vivos do bem que ajudam na saúde intestinal. Os exemplos mais comuns são os leites fermentados com os chamados lactobacilos vivos. Também estão presentes em iogurtes, kefir e alimentos fermentados, como os pães feitos com levain (fermentação natural).

Podem ser consumidos para prevenir e tratar doenças. Os mais conhecidos são os de fermentação láctea, mas podem ser encontrados em outros alimentos de forma não-láctea e leveduras. Também podem ser consumidos em forma de suplementos em cápsulas ou sachês.

Benefícios dos probióticos: sardinha, azeite, nozes e outros produtos em uma mesa.

A função do probiótico, é equilibrar a população da microbiota. Junto com a mucosa intestinal, essas bactérias formam uma barreira contra muitos organismos agressores de nosso organismo, como é o caso dos que provocam infecções virais. Além de evitar que esses agentes nocivos se multipliquem, elas também impedem que eles penetrem no nosso organismo, diminuindo assim a chance de causarem doenças.

Seguir dietas da internet pode ser perigoso. Cuidado com elas! Conheça os perigos de entrar em uma dieta da moda ou passar por restrições alimentares sem orientação profissional de um nutricionista.

Prebiótico: o aliado

Aqui no blog vamos sempre bater na tecla da importância da alimentação equilibrada para manter a saúde. Com os probióticos não seria diferente! Eles encontram aliados fortes na alimentação.

Os chamados prebióticos são alimentos não-digeríveis pelo corpo humano e que servem de alimento para as bactérias benéficas do organismo. São encontrados em frutas, legumes, verduras, aveia e outros cereais integrais. Na lista dos prebióticos entram compostos como o FOS - frutooligossacarídeos (presente na agave-azul, batata yacon, alho, cebola, banana e tomate, entre outros) e a inulina (encontrada em alimentos como chicória, alho, cebola, inhame, banana e outros).

Benefícios dos probióticos: frutas, amêndoas, castanhas e nozes espalhados sobre a mesa.

Por isso é tão importante consumir alimentos in natura ou minimamente processados, que oferecem um teor maior de fibras. Os alimentos ultraprocessados, além de serem ricos em gorduras, açúcares e sódio, são pobres em fibras.

Qual a cor do seu prato? Leia sobre a importância de uma dieta balanceada e um prato colorido!

Tratamentos

O equilíbrio da microbiota intestinal traz benefícios não só para os órgãos do sistema digestivo, mas para todo o corpo. Continue a leitura e entenda o que a ingestão de probióticos pode melhorar no seu organismo!

Diarreia

O quadro de diarreia tratado com probiótico é um dos mais estudados e com eficácia comprovada.

Pesquisas mostram a redução do tempo e da intensidade da diarreia depois que os probióticos são administrados. Porém, cada caso é tratado com um tipo diferente.

O sintoma causado por um rotavírus não reage aos mesmos micro-organismos usados para tratamento de diarreia causada por medicamento, por exemplo.

Os probióticos também têm sido usados com sucesso no tratamento de pessoas com síndrome do intestino irritável e em casos de doença inflamatória intestinal.

Alergias

Os prebióticos mostraram sucesso na prevenção de alergias alimentares em crianças que ingeriram probióticos até os 2 anos de idade. Além disso, pesquisas demonstraram a diminuição das recorrências em rinites alérgicas e dermatites atópicas.

Candidíase vaginal

A doença é causada quando a microbiota vaginal entra em desequilíbrio, que pode acontecer de forma natural ou pelo uso de remédios, como antibióticos. O tratamento pode ser feito com a ingestão de alimentos com probióticos ou com supositórios vaginais contendo a bactéria.

Benefícios dos probióticos

Além do tratamento de doenças, os probióticos podem ser usados para melhorar funções gerais do organismo. Eles são capazes de:

  • Promover a inibição de bactérias indesejáveis;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Melhorar a digestão de um modo geral;
  • Aumentar a absorção de nutrientes.

Como ingerir probióticos?

A melhor forma de ingerir probióticos é pela alimentação! Conheça algumas opções:

Benefícios dos probióticos: morangos com cereais.
  • Leite fermentado;
  • Iogurte natural;
  • Kombucha;
  • Kefir de leite.

Em alguns casos, pode ser necessária uma suplementação. Mas lembre-se que não é saudável ingerir qualquer suplemento sem orientação de um profissional da saúde especializado!

Não deixe para amanhã o cuidado que você pode ter hoje. O nutricionista é o profissional qualificado para orientar sobre a ingestão de probióticos e indicar uma dieta balanceada.

Marque uma consulta online e tenha um atendimento exclusivo e personalizado sem sair do conforto da sua casa. Preencha o formulário abaixo e tire todas as suas dúvidas!




Agende uma consulta

Cuidar da alimentação é essencial para ter uma vida mais saudável e feliz, agende uma consulta informando os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato para verificar o melhor dia e horário.

ENVIAR
Foto da Camilla Baffa Nutricionista agendando uma consulta.




Logo da Nutricionista Camilla Baffa



© 2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Linking Sites.
Whatsapp da Camilla Baffa
Fale com a Camilla