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Os benefícios do Ômega 3 e onde encontrá-lo

Nos anos 1970, pesquisadores descobriram que esquimós da Groenlândia apresentavam baixa incidência em desenvolver doenças do coração. Essa característica foi associada à dieta daquelas pessoas, que é rica em peixes. Sabe em que os peixes são abundantes? Em ômega 3!

Desde então, há um esforço por parte de nutricionistas, médicos e pacientes para incluir alimentos ricos em ômega 3 na dieta. Continue a leitura e conheça os benefícios desse nutriente para o corpo!

O que é o ômega 3?

Ômega 3 é um ácido graxo, um tipo de gordura, essencial para o bom funcionamento do corpo. Ele não é produzido pelo corpo humano, por isso, toda a fonte vem dos alimentos ingeridos. Há opções para quem come carne e para os vegetarianos.

Em casos específicos, o nutricionista pode indicar a suplementação com cápsulas, que podem ser encontradas em farmácias e lojas de suplementos se necessário.

Benefícios do Ômega 3: sardinha, azeite, nozes e outros produtos em uma mesa.

Seu corpo é como uma máquina e o combustível é a alimentação. Leia o nosso artigo sobre o assunto e entenda a importância de uma alimentação saudável e equilibrada para a sua saúde!

Benefícios do ômega 3

Muitos estudos foram feitos durante as últimas décadas para comprovar ou desmistificar os efeitos milagrosos da substância no corpo.

Depois da fama de “elixir da vida” que o ômega 3 conquistou, o consumo de cápsulas aumentou consideravelmente.

Algumas pesquisas, porém, chegaram à conclusão de que a melhor forma de consumir ômega 3 é pela alimentação. Não existe uma pílula mágica para tratar todos os problemas e prevenir doenças. Veja alguns benefícios da inclusão do ômega 3 na sua dieta:

Redução de processos inflamatórios

Muitas doenças se iniciam em processos inflamatórios, que podem ser potencializados por uma dieta desequilibrada, rotina de stress, poluição e sedentarismo.

O Omega 3 possui mecanismos protetores vasculares, esse ácido graxo está ligado à prevenção de doenças cardiovasculares, pois diminui a agregação plaquetária e a pressão arterial, além de sua ação anti-inflamatória.

Melhora os níveis de colesterol

Juntamente com a prática de exercícios físicos, o consumo de ômega 3 está ligado ao controle dos níveis de colesterol no sangue, melhora no controle da pressão arterial e na sensibilidade à insulina e também à diminuição do tamanho das partículas de gordura na corrente sanguínea.

Alimentos ricos em ômega 3

Agora que você já conhece alguns benefícios do ômega 3 para o bom funcionamento do corpo, é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, no carrinho do supermercado e na sacola da feira!

Benefícios do Ômega 3: pote com amêndoas, castanhas e nozes espalhados.

Veja alguns alimentos que você pode incluir na alimentação de toda a família:

  • Peixes como salmão selvagem, sardinha, atum, linguado, arenque, bacalhau. Dica extra: os alimentos não devem ser fritos e a pele não deve ser retirada para que não percam suas propriedades;
  • Oleaginosas, como nozes, castanhas e amêndoas;
  • Azeite;
  • Óleo de canola;
  • Óleo de soja;
  • Linhaça;
  • Chia;

Alguns alimentos como pães, manteigas, iogurtes e ovos podem ter uma versão enriquecida em ômega 3. Eles não devem servir como base de ingestão do ácido graxo, mas sim servir como auxiliares, complementos.

Não é tarde para você mudar a sua alimentação para investir na saúde. Se você não sabe por onde começar, saiba que procurar informação é o primeiro passo.

E é o que você está fazendo aqui, no nosso blog, não é mesmo? O segundo passo é procurar orientação profissional adequada. Que tal marcar uma consulta com a nutricionista online? Preencha o formulário abaixo e tenha toda a informação necessária para uma orientação nutricional personalizada!




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