HOME
SOBRE A CAMILLA
SERVIÇOS
BLOG
CONTATO

Os benefícios das folhas verde-escuras

Um prato cheio de vegetais coloridos é um dos sinais de uma dieta balanceada. Porém, alguns estudos mostram que folhagens de cor verde-escura devem receber atenção especial, pois possuem uma grande quantidade de nutrientes e vitaminas que não são encontradas com a mesma variedade e concentração em outros vegetais.

Conheça quais são essas folhagens e saiba como incrementar as refeições com elas!

Benefício das folhas verde-escuras

As folhas verde-escuras são importantes para o bom funcionamento do corpo humano. Para começar, elas possuem altas quantidades de antioxidantes, que combatem a ação gradual dos radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento das células e pelo aparecimento de doenças.

Os antioxidantes também estimulam o sistema nervoso a formar novas ligações entre suas células, ação que melhora o raciocínio e ajuda a preservar a memória por mais tempo.

Os benefícios das folhas verde-escuras: mesa farta com folhas verdes.

De acordo com uma pesquisa desenvolvida em Chicago na Rush University e publicada na revista Neurology, uma das mais conceituadas do ramo, o consumo de folhas verdes está associado não só à manutenção da memória, como à redução do risco de doenças cardiovasculares, como o AVC.

Os carotenoides presentes nas folhas verde-escuras são os responsáveis pela pigmentação esverdeada desses vegetais, mas possuem várias missões importantes, além da cor.

Os folatos, um tipo de vitamina B essencial no desenvolvimento cerebral e da medula espinhal do feto durante a gestação, estão presentes nas folhagens. Eles são tão importantes que as mulheres grávidas são incentivadas a complementar o consumo da vitamina com comprimidos, além do reforço na dieta com alimentos ricos em folatos, também chamados de ácido fólico.

E o que mais?

Os benefícios das folhagens verde-escuras não param por aí. Elas fornecem uma grande quantidade de minerais, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina K, potássio e fibras. Quer saber um pouco mais sobre os benefícios de uma dieta rica em fibras no organismo? Leia o nosso post sobre fibras na dieta e conheça mais sobre o assunto!

Aos esportistas de plantão, um alerta: pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) analisaram a dieta de praticantes de musculação e perceberam uma deficiência na ingestão de magnésio por parte dos atletas.

Os benefícios das folhas verde-escuras: imagem de um brócolis.

Há uma preocupação com o consumo de proteínas, carboidratos e potássio, mas o magnésio tem sido deixado de lado, por isso ressaltamos a importância em consultar um especialista em nutrição esportiva para orientações mais assertivas.

A falta do nutriente pode causar fraqueza, sonolência, cãibras, náuseas e até confusão mental. Consegue adivinhar quais vegetais podem suprir essa carência de magnésio? Isso mesmo: as folhagens verde-escuras!

Agora é a hora de colocar os conhecimentos em prática. Veja a lista de folhas verdes que você pode incluir na sua dieta:

  • Agrião;
  • Couve;
  • Chicória;
  • Brócolis;
  • Rúcula;
  • Espinafre;
  • Escarola;
  • Alface (lisa, crespa, mimosa ou roxa);
  • Coentro;
  • Endívia;
  • Mostarda;
  • Acelga (também conhecida como couve chinesa);
  • Repolho.

Dicas para ingerir as folhas escuras

As folhas escuras tendem a apresentar um sabor mais forte, marcante e até picante, podendo não ser muito agradável para as pessoas que não estão acostumadas a comer salada.

Isso não é motivo para desistir delas! Comece educando o paladar aos poucos e usando as folhagens em outros pratos, como quiches, suflês, risotos, sucos e até pizzas. Depois, acrescente as folhas na salada, em conjunto com outros vegetais. Se for necessário, utilize um molho caseiro para incrementar a salada.

Em pouco tempo você estará com toda disposição e vontade de saborear um prato cheio de folhas verdes e com muitos nutrientes!

Atenção! Comer somente de vez em quando não vai trazer o resultado desejado. A recomendação é de que elas sejam incluídas diariamente nas refeições.

Gostou da dica? Que tal não perder nenhum dos próximos artigos? Assine a nosso newsletter e receba todas as atualizações diretamente no seu email!




Agende uma consulta

Cuidar da alimentação é essencial para ter uma vida mais saudável e feliz, agende uma consulta informando os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato para verificar o melhor dia e horário.

ENVIAR
Foto da Camilla Baffa Nutricionista agendando uma consulta.




Logo da Nutricionista Camilla Baffa



CONTATO
CAMILLABAFFA@OUTLOOK.COM

TELEFONES
(11) 2574-4443
(11) 98738-7876 (WHATSAPP)

ENDEREÇO
RUA CAYOWAÁ, 1071 - CONJ. 112
PERDIZES
SÃO PAULO - SP
CEP 05018-001

ASSINE NOSSA NEWSLETTER:
ENVIAR
© 2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Linking Sites.
Whatsapp da Camilla Baffa
Fale com a Camilla