HOME
SOBRE A CAMILLA
SERVIÇOS
BLOG
CONTATO

Alimentos que auxiliam na saciedade

Uma alimentação balanceada necessita de reeducação dos hábitos alimentares e uma adequação aos gostos e estilo de vida de cada pessoa. Uma das chaves para esse equilíbrio é o consumo de alimentos que auxiliam na saciedade por mais tempo. Veja como eles funcionam no artigo de hoje!

O que é saciedade?

Antes de fazer uma lista de alimentos que auxiliam na saciedade, é necessário entender o que o termo significa. A saciedade é o processo inverso da fome e está ligada à sensação de satisfação. Uma pessoa saciada, é aquela que está satisfeita, ou até “cheia”, como muitos falam. Alguns alimentos mantêm a saciedade por mais tempo, o que diminui a fome entre as refeições. São os chamados sacietógenos.

Corpo e mente conectados

Você sabia que o nosso cérebro e o sistema digestivo estão intimamente ligados? Nosso organismo demora de 15 a 20 minutos para entender a saciedade. Então, devemos comer devagar e mastigar bem os alimentos. Se comermos depressa e antes desse tempo, ainda não teremos saciedade e vamos querer comer mais.

Uma dieta com poucas fibras, por exemplo, pode fazer com que a pessoa não se sinta saciada, mesmo que coma regularmente.

Alimentos que auxiliam na saciedade: prato com abacate, ovos e nozes.

Alimentos que auxiliam na saciedade

Agora que você já sabe que uma alimentação balanceada e uma dieta equilibrada incluem alimentos que mantém a saciedade por mais tempo, veja algumas dicas do que você pode acrescentar às suas refeições!

1. Batata doce

É rica em carboidratos complexos de baixo índice glicêmico, rica em fibras, antioxidantes, vitamina A, vitamina C, manganês e muitos outros micronutrientes importantes. É digerida e absorvida lentamente e estimula pouco a liberação de insulina, o que reduz o risco de diabetes, obesidade e ainda auxilia na saciedade, pois sua absorção é lenta e gradual.

2. Ovo

O ovo já foi considerado o vilão da alimentação. Porém, a sua fama de ser rico em “colesterol ruim” já foi refutada pelos cientistas. O ovo faz parte da lista dos alimentos que ajudam a manter a saciedade, além de ser rico em proteínas, vitaminas e ácidos graxos.

Alimentos que auxiliam na saciedade: mulher segurando uma bruscheta de abacate com ovo em formato de coração.

Leia o nosso post e entenda a importância da proteína nas dietas e em que alimento encontrá-la!

3. Pipoca

A pipoca não é apenas um petisco para comer no cinema. Com o preparo adequado (sem grandes quantidades de óleo, sal ou manteiga), ela pode fazer parte da sua dieta!

A pipoca é rica em fibras, melhora o trânsito intestinal e aumenta a saciedade. Lembre-se de comer com moderação e evitar a versão de micro-ondas.

4. Gorduras

Sim, gorduras. Mas não é qualquer tipo de gordura. São gorduras que estão presentes em óleos, azeite de oliva, castanhas, abacate e peixes, por exemplo. Esses tipos de gorduras promovem maior saciedade.

5. Frutas, legumes, verduras, frutas e cereais integrais

Esses alimentos são ricos em fibras e vários outros nutrientes. As fibras retardam o esvaziamento gástrico e controlam a velocidade do peristaltismo intestinal (movimentos feitos pelo intestino), ou seja, desacelera a digestão e automaticamente desacelera a necessidade de ingerir novos alimentos.

Veja esse e outros benefícios de incluir as folhas verde escuras na sua dieta!

Hábitos saudáveis que ajudam na saciedade

  • Evite o consumo de alimentos ultraprocessados, pois são pobres em nutrientes de verdade e ricos em sódio, aditivos químicos, açúcares, gorduras e tantos outros componentes que só prejudicam a sua saúde.
  • Evite dietas muito restritivas para não ficar com fome o tempo todo e perder o controle da alimentação.
  • Planeje sua alimentação.

Agora que você já sabe da importância dos alimentos que trazem saciedade para uma dieta, veja as nossas dicas de alimentação saudável e barata!




Agende uma consulta

Cuidar da alimentação é essencial para ter uma vida mais saudável e feliz, agende uma consulta informando os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato para verificar o melhor dia e horário.

ENVIAR
Foto da Camilla Baffa Nutricionista agendando uma consulta.




Logo da Nutricionista Camilla Baffa



© 2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Linking Sites.
Whatsapp da Camilla Baffa
Fale com a Camilla