HOME
SOBRE A CAMILLA
SERVIÇOS
BLOG
CONTATO

Alimentos que ajudam a combater o cansaço

Quando a energia do corpo parece não durar até o fim do dia ou o sono não é mais tão revigorante como antes porque você já acorda sentindo cansaço, é hora de rever alguns hábitos.

A alimentação é uma das chaves para trazer mais energia e disposição ao corpo. Veja as nossas dicas de alimentos que combatem o cansaço!

Alimentos que ajudam a combater o cansaço: mulher disposta correndo.

1. Carboidratos

Os carboidratos costumam ser vistos como os vilões das dietas, mas a verdade é que eles são essenciais para o bom funcionamento do corpo. Eles são a nossa principal fonte de energia!

Por isso, não exclua os carboidratos completamente da sua alimentação.

2. Abacate

O abacate possui uma combinação de ácidos graxos, carboidratos, fibras e proteínas que ajudam a saciar o apetite por mais tempo e a dar mais energia durante o dia. A fruta é rica em glutationa, responsável pelo relaxamento do corpo. O consumo de abacate também melhora o funcionamento cerebral.

Alimentos que ajudam a combater o cansaço: pedaços de abacate sobre uma fatia de pão.

3. Banana

A banana é cheia de nutrientes e é de valor acessível. Por isso, é interessante ter a fruta sempre à disposição. O potássio é famoso por evitar as famosas cãibras e ele é responsável também por evitar a fadiga muscular. O magnésio e o triptofano são usados pelo organismo na manutenção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.

4. Ovo

A combinação de vitamina A, complexo B, D, E, ferro, zinco e colina presente no ovo contribui para a produção de energia, redução do cansaço físico e mental, auxílio nas funções cerebrais e aumento da saciedade.

Alimentos que ajudam a combater o cansaço: prato com verduras e ovos cozidos.

5. Chia e Linhaça

A chia e a linhaça são sementes ricas em fibras, Ômega 3, gorduras boas e magnésio. Isso quer dizer que elas dão energia para todas as células do corpo, o que evita a fadiga muscular e estimula o funcionamento das células do cérebro.

6. Feijão

O feijão é conhecido por ser rico em ferro, que combate a anemia, que gera sensação de cansaço e fraqueza. Além disso, o potássio, zinco, vitaminas do complexo B e a lisina contribuem para o aumento da energia.

7. Espinafre

Outra conhecida fonte de ferro é o espinafre. A falta desse mineral no organismo gera cansaço e fadiga. A vitamina C também é responsável pela produção de energia.

Alimentos que ajudam a combater o cansaço: espinafre sobre um prato na mesa.

Conheça os outros benefícios do consumo de folhas verde escuras e incremente a sua alimentação!

8. Alface

A alface é popular pelo gosto e pelo preço acessível. Está nas mesas das casas e disponível nos restaurantes. Quem aí nunca comeu uma salada de alface e tomate, não é mesmo? A folha é rica em lactucina, substância que ajuda a relaxar e a ter uma noite de sono melhor. Já o fosfato ajuda a melhorar o ânimo.

9. Nozes

As nozes são ótimas fontes de energia em razão do magnésio presente no alimento. O nutriente é importante para o metabolismo e para evitar o cansaço dos músculos. Além disso. as nozes são fontes de carboidratos, proteínas e gorduras.

10. Água

O ditado popular está correto: água é vida! Manter o corpo hidratado é essencial para o bom funcionamento do organismo. A água está presente na absorção dos nutrientes, na digestão e no funcionamento de todos os órgãos. A falta de água no corpo causa sonolência, desidratação, fadiga e tonturas.

Dicas para combater o cansaço


Não exagere nos fast foods

Normalmente, hambúrgueres, salgados fritos, pizzas e outras comidas conhecidas como fast food são ricas em sódio, gordura e são ingeridas em excesso. Isso causa uma sobrecarga no organismo durante a digestão e atrapalha a chegada dos nutrientes na corrente sanguínea.

Diminua o consumo do álcool

Ingerir grandes quantidades de bebida alcoólica pode diminuir a quantidade de água no organismo, além de prejudicar a qualidade do sono. A ressaca é o resultado do excesso: dor de cabeça, desidratação, sonolência, cansaço e dificuldade no raciocínio.

Durma bem

Uma noite bem dormida influencia diretamente na disposição do outro dia. Dormir é revitalizante, melhora o funcionamento do cérebro, combate o mau humor e a ansiedade e regula a liberação de hormônios. Leia mais sobre a saúde do sono no nosso post sobre o assunto!

Agora que você já sabe quais alimentos vão ser os aliados no combate ao cansaço, conheça os alimentos que são energéticos naturais!




Agende uma consulta

Cuidar da alimentação é essencial para ter uma vida mais saudável e feliz, agende uma consulta informando os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato para verificar o melhor dia e horário.

ENVIAR
Foto da Camilla Baffa Nutricionista agendando uma consulta.




Logo da Nutricionista Camilla Baffa



CONTATO
CAMILLABAFFA@OUTLOOK.COM

TELEFONES
(11) 2574-4443
(11) 98738-7876 (WHATSAPP)

ENDEREÇO
RUA CAYOWAÁ, 1071 - CONJ. 112
PERDIZES
SÃO PAULO - SP
CEP 05018-001

ASSINE NOSSA NEWSLETTER:
ENVIAR
© 2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Linking Sites.
Whatsapp da Camilla Baffa
Fale com a Camilla