HOME
SOBRE A CAMILLA
SERVIÇOS
BLOG
CONTATO

Alimentos energéticos naturais

Às vezes, o corpo dá sinais de que está com pouca energia e a correria do dia a dia nos deixa muito cansados. O “empurrãozinho” de um alimento energético natural pode ser a solução, como aquela última “recarga de bateria” para o corpo cumprir com as metas do dia com força e animação.

É tentador passar pelas prateleiras dos mercados e comprar as famosas latinhas de energético. Porém, existem opções mais saudáveis para o bolso e, é claro, principalmente para o corpo. Conheça os energéticos naturais!

O que são os energéticos naturais?

Energéticos naturais são os alimentos capazes de dar uma energia extra para o corpo.

São ótimos aliados para o combate da fadiga, do cansaço, do sono e da falta de disposição. Para aqueles que praticam exercícios físicos, os energéticos naturais podem e devem fazer parte da alimentação diária!

Alimentos energéticos naturais: canela em pedaços e canela em pó sobre uma tábua na mesa.

Benefícios dos energéticos naturais

Os energéticos naturais têm a missão de dar estímulo ao corpo e mais energia para a prática de exercícios físicos ou, até mesmo, para a manutenção do bem-estar durante o dia a dia.

São responsáveis também por aumentar o desempenho, melhorar o metabolismo e até ajudar na queima de calorias.

Os energéticos industrializados devem ser consumidos com cautela em razão da grande quantidade de açúcar, sódio e da combinação de outros componentes, como a cafeína e a taurina.

Que tal uma lista de energéticos naturais para você inserir na sua alimentação? Continue a leitura!

Pó de Guaraná

O pó de guaraná é um dos alimentos energéticos naturais mais populares. É produzido a partir das sementes do guaraná, uma planta brasileira, e pode ser encontrado também em cápsulas.

O seu consumo está associado ao aumento no rendimento em práticas esportivas, à melhora do humor, à perda de peso e ao aumento da concentração para os estudos.

Ah, não vale substituir o pó de guaraná pelo refrigerante ou pelo xarope, ok?

Chá Mate

A erva mate já é uma grande conhecida dos moradores do sul do Brasil, pois é o componente do famoso chimarrão.

A cafeína presente na erva mate contribui para aumentar a energia para as atividades diárias, como exercícios físicos, estudos e trabalho. As propriedades da erva se mantêm mesmo com o preparo com água quente ou fria.

Gengibre

Adicionar gengibre nos sucos e chás é uma ótima forma de garantir uma reserva de energia para melhorar a disposição e ficar mais alerta para as tarefas do dia a dia.

Alimentos energéticos naturais: mulher jovem preparando uma refeição.

O gengibre pode ser consumido também em cápsulas.

Pimenta Caiena

A pimenta caiena é um condimento que ajuda a acelerar o metabolismo. Por isso algumas pessoas sentem calor e suam ao comer pimenta. Além disso, ela promove a melhora da digestão.

Spirulina

A spirulina é uma cianobactéria cultivada em lagoas. É uma grande conhecida dos atletas, por ajudar na melhora do desempenho físico.

A spirulina possui componentes que melhoram a circulação, aumentam a sensação de saciedade e até auxiliam no combate aos sintomas menstruais. Pode ser consumida em cápsulas, tabletes ou em pó.

Canela

Assim como o gengibre e a pimenta, a canela é capaz de aumentar a temperatura corporal, acelerar o metabolismo e ajudar no emagrecimento.

O consumo não precisa ser exagerado. Uma pitada pode ser acrescentada ao café ou ao leite, por exemplo.

Chocolate amargo

Por essa você não esperava! O chocolate amargo é um alimento funcional e pode ser um aliado na sua dieta. Seu consumo melhora o metabolismo, pois é rico em antioxidantes e possui compostos bioativos e polifenóis, além disso, aumenta a sensação de bem-estar pois ajuda na liberação de serotonina, auxiliando também na redução da vontade de comer.

Mas, atenção! Os efeitos energéticos do chocolate estão ligados aos que possuem pelo menos 70% de cacau em sua composição. Evite os que contenham elevado grau de açúcar e gordura.

Os alimentos energéticos naturais devem estar associados à uma dieta equilibrada e saudável e à prática de exercícios, já que nenhum dos alimentos vai fazer milagre sozinho.

Entenda a importância da alimentação saudável com o nosso post sobre o assunto!

O consumo de alimentos energéticos naturais deve ser acompanhado de perto por um nutricionista. Isso porque o consumo exagerado pode causar taquicardia, insônia, tonturas e dores de cabeça.

Quer saber qual a melhor forma de inserir os energéticos na sua dieta? Entre em contato pelo formulário abaixo e marque uma consulta!




Agende uma consulta

Cuidar da alimentação é essencial para ter uma vida mais saudável e feliz, agende uma consulta informando os seus dados no formulário abaixo que entraremos em contato para verificar o melhor dia e horário.

ENVIAR
Foto da Camilla Baffa Nutricionista agendando uma consulta.




Logo da Nutricionista Camilla Baffa



© 2019 | Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Linking Sites.
Whatsapp da Camilla Baffa
Fale com a Camilla