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Água e hidratação

A água é o elemento mais abundante no planeta e, não por coincidência, também em nosso organismo. Ela representa normalmente 60% do peso de um homem adulto e, nas mulheres, a porcentagem fica entre 50% a 55%. Ela é a responsável por conservar os nossos órgãos em bom estado de funcionamento, por essa razão é importante analisar a importância da água e hidratação.

A água auxilia na lubrificação do cérebro e articulações, amortecendo impactos. Os músculos e o cérebro são compostos por cerca de 75% de água, o sangue e os rins, 81%, o fígado chega perto de 71%, os ossos cerca de 22% e o tecido adiposo, por volta de 20%. Como se não bastasse, a água é que transporta os nutrientes e leva resíduos para longe das células do corpo.

Água e hidratação também auxiliam no controle da temperatura corporal por meio de dissipação de calor a partir da pele e da transpiração.

Gestantes e mulheres que estão amamentando necessitam acentuar o consumo de água pois, no período da gestação a mulher tem um acréscimo de sangue em circulação. Durante a amamentação o mesmo acontece.

Água e hidratação: diversos alimentos saudáveis sobre uma mesa.

É muito importante criar o hábito de beber água, assim como temos o hábito de almoçar, tomar café da manhã ou jantar.

Papéis fundamentais da água e hidratação para o organismo

A água exerce diversas funções essenciais para que o organismo trabalhe de maneira adequada e a saúde seja zelada. Entre as fundamentais funções da água e hidratação para o organismo estão:

  • Transporte de nutrientes para as células e tecidos corporais;
  • Auxílio na eliminação de toxinas;
  • Regulagem da temperatura corporal;
  • Fundamental para vários processos fisiológicos como absorção, digestão e excreção;
  • Aprimora o funcionamento do sistema circulatório.

Porque sentimos mais sede em dias quentes?

Como já vimos, a água constitui cerca de 60% a 70% do peso corporal de um adulto. O volume dela no corpo é constante, através de alguns meios fisiológicos. Desta forma, a quantidade consumida é semelhante ao volume perdido nas fezes, urina, suor e respiração. O motivo disto é que o corpo contesta as alterações no teor de água, conservando seus níveis sempre estáveis.

Assim, quando está muito calor, perdemos água através do suor, usado para refrigerar o organismo. As alterações no nível de água são percebidas pelos barorreceptores no sistema nervoso central, o hormônio antidiurético (vasopressina) é desprendido levando os rins a reterem mais água.

Diante desta situação, a renina, outro hormônio, é liberada pelos rins para produzir angiotensina II, que tem diversas funções, entre elas aumentar a sede, um sinal relevante para o consumo de líquido e equilíbrio do total de água corporal.

A importância da hidratação durante a prática de atividade física

No decorrer do exercício, os músculos exigem substâncias como glicose e oxigênio, e a água é um dos principais veículos para isso.

Água e hidratação: frutas, legumes, grãos e pães sobre uma mesa.

Ao longo da atividade física o corpo humano perde grandes quantias de líquido pelo suor, afinal de contas essa é a maneira que o corpo usa para manter a temperatura em torno dos 36,5ºC, evaporando água pela pele e resfriando o organismo, muito similar a um radiador.

Durante a transpiração perde-se água e eletrólitos, e se eventualmente não houver uma compensação apropriada e em tempo, a pessoa pode ficar desidratada e ainda perder parte do seu condicionamento físico.

Essa perda de condicionamento físico se dá, porque, quando não há hidratação, o organismo tende a buscar líquidos de outras partes do corpo, como os músculos, obrigando o bombeamento sanguíneo elevado e o aumento da frequência cardíaca.

O aumento de frequência cardíaca acaba gerando uma diminuição na capacidade respiratória e, assim afeta negativamente o desempenho nas atividades físicas. Dessa forma, o praticante fica exausto rapidamente e não consegue dar continuidade ao exercício com qualidade, por isso, as orientações de um especialista em nutrição esportiva são essenciais para a prática.

A perda de líquido corporal, que se aproxima de 4% ou mais, vai para 20 a 30% durante a prática da atividade física, exigindo um esforço maior por parte do atleta, fazendo com que ele possa chegar à exaustão mais rapidamente.

Em contrapartida, se houver o consumo de água e hidratação ideal, o organismo mantém o seu funcionamento normal, evitando desgaste excessivo.

Viu como água e hidratação são duas coisas essenciais para nós em todas as ocasiões? Para aprender mais sobre a importância de uma alimentação saudável e bem estar continue no blog, ele está cheio de informações interessantes para você.




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