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Qual a importância de uma alimentação saudável

Quando falamos em alimentação saudável, o que vem primeiro à sua cabeça? Para muitas pessoas, uma dieta se baseia apenas em comer legumes e verduras, além de ficar longe de açúcares e gorduras. Você também acredita nisso?

É claro que uma alimentação saudável inclui essas diretrizes, mas não é apenas isso. Alimentar-se de maneira correta, consciente e nutricionalmente rica é um dos pilares de uma vida em equilíbrio, com plena saúde física e mental.

A alimentação é parte fundamental para proporcionar equilíbrio ao corpo, diminuir os riscos de infecções ou inflamações, além de aumentar a imunidade e defesa do organismo. Associado a exercícios físicos, boas horas de sono e hidratação adequada, a consciência sobre o que você come pode proporcionar saúde e completo bem-estar físico, mental e emocional.

Qual a importância de uma alimentação saudável: frutas, legumes e grãos.

Quais os benefícios da alimentação saudável?

Investir na sua alimentação é sinônimo de gastar menos recursos com remédios, pois seu principal foco é a manutenção da saúde.

Apesar de não ser simples iniciar um processo de reeducação alimentar, com o auxílio de uma nutricionista e motivação, é possível encontrar o equilíbrio e ter cada vez mais saúde e qualidade de vida.

Confira alguns benefícios que vão te convencer a inserir uma dieta equilibrada na sua rotina. Faça disso um instrumento para se motivar e mudar sua percepção sobre os alimentos.

1. Mantém o bom funcionamento do organismo

Energia é vital para manter todas as atividades do organismo. Isso significa que precisamos ingerir alimentos que nos proporcionem o combustível necessário para fazer tudo funcionar.

2. Previne doenças

Sabe aquela frase “você é o que você come”? Apesar de parecer clichê, essa ideia é certeira. A alimentação balanceada e rica em nutrientes previne doenças graves e crônicas, como hipertensão, diabetes, gastrite, alergias, e outras.

Além disso, ingerir com regularidade alimentos industrializados, ricos em gorduras trans, açúcares, aditivos químicos, hormônios e agrotóxicos, também pode desencadear uma série de problemas.

3. Melhora a qualidade de vida

Quando você muda sua alimentação e mantém regularidade no consumo adequado de nutrientes, é perceptível a melhora na sua qualidade de vida. Prefira alimentos naturais e um estilo de vida sadio. Descasque mais e desembale menos.

Qual a importância de uma alimentação saudável : dieta balanceada com diversos tipos de alimentos.

4. Fornece mais energia ao corpo

Os alimentos são nossos amigos e nos ajudam a ter mais energia e disposição durante o dia. Quem se alimenta bem claramente tem mais disposição, até mesmo para atividades corriqueiras.

Os alimentos termogênicos são muito indicados, por exemplo, para quem tem uma vida agitada e gasta muita energia. Alguns exemplos de alimentos termogênicos são canela e gengibre.

5. Aumenta a expectativa de vida

Longevidade está diretamente associada aos hábitos saudáveis, isso não é segredo para ninguém. E claro que a alimentação balanceada faz parte disso. Alguns alimentos, inclusive, tem o poder de inibir o envelhecimento, como azeite de oliva, alho, chá verde, tomate, vegetais de cor verde escura, frutas vermelhas, entre outros.

6. Melhora a qualidade do sono

Se você tem problemas para dormir, mudar a alimentação pode te ajudar a ficar livre da insônia. Primeiro, evite comer grandes porções de comida à noite. Prefira jantar cedo e comer algo leve antes de dormir. Alguns alimentos que podem te ajudar a descansar melhor são: maracujá, linhaça, aveia, leite morno, couve, salmão, arroz integral, alface, semente de gergelim.

7. Auxilia no controle do peso

Esse é o benefício que muita gente quer, controlar ou perder peso. Mas vale ressaltar que para perder peso não basta apenas fazer dieta, é preciso uma combinação de diversos fatores para que o emagrecimento aconteça de forma saudável e permanente.

Alimentação, exercícios físicos, boas noites de sono, exames médicos em dia e ficar longe do estresse são alguns pontos importantes para a criação de um novo estilo de vida.

O que comer para manter a alimentação saudável?

Se alimentar bem não está ligado à quantidade de comida que você ingere, necessariamente. Na verdade, tudo se baseia no consumo balanceado de frutas, verduras, legumes, cereais, frutos secos, carnes, laticínios e frutos do mar.

Devemos ingerir diariamente pelo menos uma porção de cada grupo de alimentos, dentre os 3 existentes, que são: construtores (proteínas), reguladores (vitaminas, fibras e minerais), e energéticos (carboidratos e lipídeos).

Alguns exemplos de alimentos de cada grupo:

  • Construtores: Leite, ovos, queijo, carne, peixe, frango, soja, lentilha, ervilha, feijão;
  • Reguladores: Legumes, frutas, verduras;
  • Energéticos: Pão, macarrão, milho, arroz, batata, açúcares, farinhas, mel, bolos.

É fundamental contar com o acompanhamento profissional para elaborar um cardápio variado, nutritivo e que contemple cada uma das necessidades do nosso organismo. Se você quer ter uma alimentação mais saudável, entre em contato e agende uma consulta!




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